how to develop free website

Videoteca de Psicologia Analítica

Com gosto, dou a conhecer a minha VIDEOTECA. Trata-se de uma série de vídeos e podcasts que ajudam na compreensão desse fascinante mundo inaugurado por Carl Gustav Jung. 
O audio dos mesmos, também se encontra nas plataformas de Streaming: Spotify, Apple Podcast, etc. Procure por JungLAB.

Comece por este vídeo introdutório à Psicologia Analítica, onde apresento a história e as especificidades da visão extraordinária de Carl Gustav Jung.

Após a introdução, esta entrevista a Roberto Gambini - com tradução e adaptação para português de Portugal feita pela nossa equipa - é a sequência perfeita.

Entretanto, reflita comigo sobre algumas razões para

estudar Psicologia Analítica / Junguiana:

TEATRO DAS SOMBRAS
Lucas Costanzi, diretor e roteirista cinematográfico, embarca numa aventura através das suas questionações sobre o nosso estado enquanto seres individuais e coletivos. E é em Jung, numa das suas obras, que encontra uma poderosa ferramenta que o auxilia nessa jornada. Tais palavras, ecoando na sua mente, conduzem-no a encontrar uma série de especialistas que, juntamente consigo, atrevem-se a apontar caminhos e respostas para o desassossego da atualidade. Aqui fica o trailer...

TEATRO DAS SOMBRAS
...e um teaser, onde abordo sinteticamente o conceito de "si-mesmo".

Se ainda existirem dúvidas relativamente ao conceito de "Inconsciente", neste vídeo procuro esclarecer mais algumas, procurando contextualizar a perspectiva analítica desde o olhar clássico até aos desenvolvimentos mais recentes das ciências contemporâneas.

Serão os sonhos a tal 'via régia' ou estrada facilitada para o acesso ao inconsciente, como postulava Freud?

Continuando o tema dos sonhos, nesta conferência, proferida na República Checa em 10-06-2022 - legendada em português e inglês, para melhor compreensão (ativar as legendas no Youtube e escolher o idioma) -, argumento que podemos estudar a ‘mente inconsciente’ ou ‘cérebro emocional’ no quadro científico da ‘Biologia dos Códigos’ - ‘Code Biology’ (entendida esta como o estudo de todos os processos semióticos da vida com os métodos da ciência). O aspeto mais proeminente da mente inconsciente são os sonhos. Os sonhos são ‘processos mentais manufaturados’, onde a palavra-chave é ‘manufaturado’ porque significa ‘produzido de acordo com regras’, ou seja, ‘de acordo com códigos’. Os sonhos são processos mentais ‘autopoiéticos’ fabricados de acordo com os ‘códigos oníricos’. Na realidade, os sonhos são produzidos pelo que também causa o cérebro acordado: a mente inconsciente ou emocional. O cérebro acordado ou a mente consciente é uma sintonia fina da mente inconsciente; na verdade, é apenas uma pequena parte da miríade de processos que acontecem ao nível do cérebro dito inconsciente. E porque o cérebro inconsciente está a operar a um nível muito mais emocional do que quando estamos acordados, o nosso cérebro emocional elabora mais conexões em relação aos nossos sentimentos e experiências do que o nosso eu consciente. Assim, os sonhos podem ser formas de confrontar dramas emocionais, separar e remontar os acontecimentos de acordo com as regras emocionais adaptativas pré-existentes – os ‘códigos oníricos’. Tal, por sua vez, significa que o cérebro acordado está a trabalhar sob princípios emocionais ou inconscientes, e temos uma vantagem evolutiva se estivermos cientes e descobrirmos o que são estes ‘códigos cerebrais’ (ou ‘arquétipos’) e esta é uma questão sobre a qual vale a pena pensar.

Assente na visão de Jung, nesta palestra - datada de 22-02-2020 - abordo a expressão do amor e da conjugalidade através da sabedoria ancestral do Rosarium Philosophorum, demonstrando a não dissociável dualidade afetiva entre 'amor e conflito' presente em qualquer relação humana e na relação do próprio consigo mesmo. 

Podcast - Jung no Metaverso

Jung no Metaverso | episódio 1
O Ego, 'Avatar' do Inconsciente

Jung no Metaverso | episódio 2
O Ego, Herói do 'Metaverso'

Podcast - Os Alicerces da Mente

Os Alicerces da Mente |  episódio 1
Conhece-te a ti mesmo!

Os Alicerces da Mente | episódio 2
As duas metades da vida

Os Alicerces da Mente | episódio 3
Fazer o melhor... nas condições que temos

Outros temas de Psicologia

12-03-2022
Fui convidado para uma conversa sobre os desafios de ser velho na atualidade.
A conversa, inserida na rubrica ÁGORA DE CÁ, desenvolve-se a partir da exposição A OUTRA MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS, de Juan Domingues, inspirada no romance "A Máquina de Fazer Espanhóis" de Valter Hugo Mãe.
Com moderação da artista Helena Mendes Pereira, Diretora e Curadora da Zet Gallery, o debate pretende abordar a condição da velhice, a solidão e o abandono.
Foi ainda possível ter as excelentes contribuições da médica psiquiatra Mariana Duarte Mangas e de Armando Osório, Presidente da Delegação da Cruz Vermelha de Braga.

16-12-2021
VIII Jornadas de Psicologia e Cuidados de Saúde Primários do Distrito de Braga
“O covid 19 (ou 21, ou ou ou): orientações para a análise de imagens e de conteúdos condutais” - Nesta palestra não falo do Covid 19, mas de uma outra epidemia que é de 21, 22... Trata-se do pensamento acrítico que grassa na psicologia contemporânea.

Quer ver mais vídeos? Aceda ao canal JungLab no Youtube:
www.youtube.com/c/junglab

Visite, também, a página da Academia Internacional de Psicologia Analítica:
www.academiajung.com

© Copyright 2022 by João Carlos Major
All Rights Reserved